
27º Concurso para Jovens Cientistas
Decorrem até 23 de abril as candidaturas para a 27ª edição do ‘Concurso para Jovens Cientistas‘.
O Concurso para Jovens Cientistas tem como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.
Este concurso é de âmbito nacional e procura promover projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico.
Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática; Química e Bioeconomia.
Os prémios principais a atribuir aos alunos dos projetos selecionados são 10 e variam entre os 1.250€ e os 400€.
O concurso prevê ainda a atribuição de um Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) do 1º Prémio, para distinguir empenho e a dedicação no acompanhamento do projeto.
Podem participar neste concurso, estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. São admitidos a concurso projetos individuais ou em grupo, com o máximo de 3 elementos.