Subscrever

Subscrever

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

Cerimónia de Entrega do Prémio Janssen Inovação | UCP | 25.10.2016

No dia 25 de outubro, teve lugar na Universidade Católica Portuguesa (UCP) a cerimónia de Entrega do 1º Prémio Janssen Inovação, que distinguiu trabalhos de investigação científica de excelência nas áreas das doenças metabólicas, hemato-oncologia, imunologia, infecciologia e neurociências.

O Prémio Janssen Inovação resultou da iniciativa da companhia farmacêutica Janssen – pertencente ao Grupo Johnson & Johnson – e da UCP, com o intuito de distinguir a excelência da investigação científica realizada em Portugal.

A Comissão de Avaliação, presidida pelo Dr. Jorge Sampaio, contou com peritos nas várias áreas consagradas, como a Professora Doutora Catarina Resende de Oliveira para a área das Neurociências, o Professor Doutor João Raposo no âmbito das Doenças Metabólicas, o Professor Doutor João Eurico da Fonseca para a Imunologia, o Professor Doutor José Azevedo Pereira para a área da Infecciologia, José Antunes, Diretor Médico e Regulamentar da Janssen Portugal, e o Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, assim como peritos externos para os casos de conflito de interesses.

De acordo com esta Comissão de Avaliação a atribuição do Prémio foi um trabalho difícil, dada a elevada qualidade das 68 candidaturas recebidas. Aliás, corroborando esse facto, foram também concedidas quatro menções honrosas a outros trabalhos que se destacaram.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor, realçou também nesta cerimónia a importância de prémios como este, que reconhecem o valor da inovação científica portuguesa.

Vencedores do 1º Prémio Janssen Inovação:

1º PRÉMIO | Neurociências

Título: Tau therapeutics in stress-evoked brain pathology: exploring the path from depression to Alzheimer’s disease
Autores: Ioannis Sotiropoulos, Ana Lopes, João Silva, Chrysoula Dioli, Mónica Morais, Vítor Pinto
Instituições: ICVS/3B’s Laboratório Associado, Universidade do Minho

2º PRÉMIO | Neurociências

Título: Novel therapeutic approach to alleviate neuropathology and motor deficits in Machado–Joseph disease mouse models: molecular and pharmacological activation of SIRT1 pathway
Autores: Cláudia Cavadas, Janete Cunha-Santos, Joana Duarte-Neves, Vitor Carmona, Luís Pereira de Almeida,
Instituições: Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC)

3º PRÉMIO | Infecciologia

Título: Role of Cathepsins in Mycobacterium tuberculosis Survival in Human Macrophages
Autores: Elsa Anes, David Pires, Nuno Carmo
Instituições: Unit of Host-Pathogen Interactions, Research Institute for Medicines iMed-ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Menções Honrosas:

Doenças Metabólicas

Título: Aliskiren as a new therapeutic approach for the treatment of diabetic retinopathy
Autores: Sónia Simão, Daniela Santos, Gabriela Silva
Instituições: Centre for Biomedical Research (CBMR), Universidade do Algarve, CEDOC, NOVA Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.

Imunologia

Título: Reuma.pt contribution to the knowledge of immune-mediated systemic rheumatic diseases
Autores: Coordination Board of Reuma.pt on behalf of the Portuguese Society of Rheumatology
Instituições: Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Título: Globotriaosylceramide, the main lipid stored in Fabry disease, inhibits invariant Natural Killer T cell activation
Autores: Cátia Pereira, Fátima Macedo
Instituições: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Porto, e Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Porto

Hemato-Oncologia

Título: Methodology for Single Nucleotide Polymorphism Selection in Promoter Regions for Clinical Use. An example of its applicability
Autores: Herlander Marques, José Freitas, Rui Medeiros, Adhemar Longatto-Filho
Instituições: ICVS/3B’s, Universidade do Minho; Departamento de Oncologia, Hospital de Braga; NOVA Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa; Grupo de Oncologia Molecular & Patologia Viral, IPO Porto; Laboratório de Investigação Médica (LIM), Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.

Felicitamos igualmente todos os premiados e desejamos que as próximas edições deste prémio continuem a reconhecer a excelência da investigação científica portuguesa na área da Saúde!

Publicado em 28 de outubro de 2016