Concurso de I&DT em Copromoção – Parcerias de Inovação
No mês de fevereiro, foi aberto mais um procedimento concursal para o Programa Interface, um concurso para financiar projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.
Este programa tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais. Pretende-se alcançar este objetivo através da transferência de tecnologia das universidades para as empresas, potenciando a certificação dos produtos, aumentando a competitividade da economia portuguesa e das empresas nos mercados nacional e internacional.
Este concurso representa a terceira fase das Parcerias Internacionais com a Universidade de Carnegie Mellon, o MIT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin).
O orçamento previsto ascende a 18 milhões!
Podem candidatar-se projetos liderados por empresas nacionais em parceria com a academia portuguesa desde que contribuam para consolidar a iniciativa intergovernamental “Atlantic Interactions”. É também imperativo que os projetos incluam a participação de, pelo menos, um Investigador Principal das Universidades americanas referidas para cada parceria.
As candidaturas terminam no dia 13 de junho de 2019. Consulte aqui os restantes documentos e outras informações necessárias para concorrer a esta oportunidade.
Os tópicos selecionados por cada universidade americana são:
No âmbito do Programa CMU-Portugal
- Ciência e Engenharia de Dados
- Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática
- Mobilidade e Autonomia
- Design e Engenharia aplicados a problemas sociais complexos
No âmbito do Programa MIT-Portugal
- Clima e Alterações Climáticas
- Sistemas Terrestres: Dos oceanos para o Espaço
- Transformação Digital na Indústria
- Cidades Sustentáveis
No âmbito do Programa UTA-Portugal
- Interações Espaço-Terra
- Física Médica para Terapias Emergentes
- Computação Avançada, Computação Quântica, Análise de Dados e Visualização
- Nano Materiais para Novos Mercados
Deste modo, pretende-se que as empresas nacionais tenham um papel mais dinamizador com o apoio das instituições de I&D portuguesas, beneficiando da experiência e do conhecimento das universidades norte-americanas.