Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

Dia do Cuidador Informal

 

 

Comemora-se hoje, dia 5 de novembro, o Dia do Cuidador Informal.

No início deste ano o papel do Cuidador Informal foi muito debatido perante a proposta  apresentada para a criação de um Estatuto, iniciativa legislativa que hoje foi novamente referida e expressamente apoiada pelo Presidente da República na sua mensagem oficial emitida por celebração deste dia.

Num estudo recentemente divulgado* apurou-se que a maioria dos cuidados prestados a pessoas dependentes é realizado por cuidadores informais (cerca de 80%) e não pelos formais, sendo na sua maioria mulheres, familiares e não remunerados.

É evidente que existe uma escassa resposta ao apoio deste cuidadores, pelo que neste dia se pretende alertar para as suas prementes necessidades ao nível de informação e literacia, capacitação técnica e formativa, garantias sociais e direitos reconhecidos.

Neste dia, o CREATING HEALTH parabeniza todos os cuidadores informais, que dedicam o seu tempo e esforços a ajudar os outros para uma vida melhor! Por outro lado, deixa um sincero apelo a toda a comunidade para que, todos juntos, contribuamos para o debate e apoio desta realidade.

*Medidas de Intervenção junto dos Cuidadores Informais – Documento Enquadrador, Perspetiva Nacional e Internacional – setembro 2017, disponível online.
Noticias