Dia Mundial da Doença Mental | 10.10.2017
A 10 outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano se centra nas problemáticas associadas ao trabalho, alertando para a necessidade de empregadores e trabalhadores promoverem a prevenção, com vista a aumentarem o bem-estar físico e mental, bem como a produtividade e reduzirem o absentismo dos colaboradores em contexto laboral.
Por um lado, observam-se determinados fatores de risco para a saúde associados ao trabalho, como por exemplo políticas de saúde desadequadas, higiene e segurança do trabalho, inflexibilidade dos horários, excessiva carga horária, etc. Por outro lado, a depressão e a ansiedade, apresentam-se como doenças mentais comuns com impacto na capacidade de trabalho, sendo importante aumentar a consciencialização de todos para estas problemáticas. Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu uma política global com princípios, objetivos e estratégias de implementação para promover a saúde mental no local de trabalho (WHO Global Plan of Action on Worker’s Health (2008-2017) e WHO Comprehensive Mental Health Action Plan 2013-2020).
O Dia Mundial da Saúde Mental é marcado com eventos em diversos países. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala esta data com a apresentação do relatório do Programa de Saúde Prioritário na área da Saúde Mental relativo a 2017 (programa), no Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa).
No que respeita a oportunidades de financiamento de Investigação e Inovação nesta área, espera-se que o próximo programa de trabalhos 2018-2010 do Desafio Societal “Saúde, Alterações Demográficas e Bem-estar” do Horizonte 2020 financie precisamente projetos europeus na área da saúde mental no local de trabalho, assim como na adaptação dos ambientes de vida e de trabalho para apoiarem o envelhecimento ativo e saudável (conheça as perspetivas de financiamento já disponíveis publicamente aqui).
Publicado em 10.10.2017