Cada proposta para um projeto de investigação e/ou inovação no H2020 tem de envolver um consórcio de, no mínimo, 3 entidades independentes de 3 países diferentes da União Europeia ou Países Associados. Para alcançar a dimensão e impacto europeus necessários temos de reunir ou encontrar os parceiros certos com valências e recursos complementares para o estabelecimento de consórcios competitivos!
O ponto de partida para a identificação de parceiros para projetos conjuntos são naturalmente as redes de colaborações já existentes.
Não obstante, os concursos do H2020 em geral, e da Saúde em particular, visam responder a desafios específicos e cada vez mais multidisciplinares, pelo que para cada candidatura é por vezes necessário alargar as parcerias, incluir outros sectores e encontrar entidades com as quais ainda não há colaborações estabelecidas.
Desde que relevante, um projeto de investigação e/ou inovação na Saúde pode envolver qualquer entidade (academia, centros de investigação, hospitais, entidades reguladoras, indústria, incluindo as PME, etc.) e deve envolver o mais possível, e de forma ativa, os utilizadores finais das soluções encontradas, como sejam os doentes (através das respetivas associações) ou entidades dos sistemas de saúde, de forma a assegurar o máximo impacto possível.
Para além das redes de contatos já estabelecidas, estão disponíveis mecanismos e ferramentas para identificar potenciais parceiros adicionais que devem ser explorados de forma sinergética:
• Repositório online de projetos financiados pela Comissão Europeia (6º, 7º PQ e H2020) – para conhecimento dos projetos e entidades (coordenadores e parceiros) já financiados:
o HEALTHCOMPETENCE – Base de projetos nas áreas das ciências da vida e da saúde, financiados pela Comissão Europeia desde 2004.
o Funded Projects – Health Research and Innovation – European Commission
o CORDIS Projects & Results Service
• Grupos de Linked-In como o “Horizon 2020 Health – Societal Challenges”
Paralelamente, o CREATING HEALTH pode ajudar a reforçar as redes de networking europeu e a estabelecer parcerias estratégicas para candidaturas ao H2020, pelo que não hesite em contactar-nos.
Publicado: 21 de dezembro de 2015