Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

 

Envelhecimento Ativo e Saudável na Europa

envelhecimento ativo 3A preocupação com uma população europeia cada vez mais envelhecida tem desencadeado diversas iniciativas em toda a UE para inverter essa tendência, mas também para promover um envelhecimento cada vez mais ativo e saudável.

Neste contexto, estão neste momento abertos vários concursos para financiamento de projetos no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente sob as iniciativas de programação conjunta (JPI – Joint Programmig Initiatives) “More years, better lifes e “Active and Assistive Living”, e sob o Programa Horizonte 2020, bem como concursos para a integração de atividades e projetos na Parceria Europeia de Inovação (PEI) para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP on AHA).

INICIATIVAS DE PROGRAMAÇÃO CONJUNTA (JPI)

A JPI “More years, better lifes (MYBL) da União Europeia pretende facilitar uma maior coordenação entre as atividades e os programas de investigação e desenvolvimento nacionais, europeus e canadianos dentro da temática das alterações demográficas.

O Programa “Active and Assistive Living” (AAL) visa proporcionar melhores condições de vida para os idosos e fortalecer as oportunidades industriais na Europa através do recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Consulte as oportunidades de financiamento abertas sob estas iniciativas:

• Concurso 2016 da JPI MYBL: Welfare, Wellbeing and Demographic Change: Understanding Welfare Models | Encerramento: 11.04.2016
• Concurso 2016 do Programa AAL: Living well with dementia | The contribution of ICT to integrated solutions for enabling the wellbeing of people living with dementia and their communities  | Encerramento: 26.05.2016

PARCERIA EUROPEIA DA INOVAÇÃO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL (EIP on AHA)

A EIP on AHA é uma iniciativa que reúne stakeholders dos sectores público e privado ao longo de várias áreas relacionadas com o envelhecimento ativo e saúdável. Os vários parceiros trabalham conjuntamente de acordo com interesses, atividades e projetos comuns para encontrarem soluções inovadoras que respondam às necessidades reais da população idosa. O sucesso desta Parceria depende dos compromissos e envolvimento dos vários parceiros envolvidos (brochura).

Desde o seu estabelecimento em 2012 que esta parceria tem contribuido para:

  • Melhorar a saúde dos cidadãos.
  • Potenciar a sustentabilidade dos serviços e cuidados de saúde.
  • Promover o crescimento da economia através de inovação em larga escala.

Consulte alguns dos resultados alcançados.

Relembrando que as Parcerias Europeias da Inovação (PEI)  não são instrumentos de financiamento mas de integração de esforços e sinergias, destaca-se que a  EIP on AHA lançou a 2ª call for commitments para integração de novos Membros através da submissão de iniciativas e projetos a decorrer nos próximos 3 anos, que serão integrados nos Action Groups e têm de estar alinhados com as prioridades globais desta PEI (mais informações).

Esta iniciativa lançou também recentemente um novo concurso para o reconhecimento de Regiões de Referência que visa encontrar soluções, replicar e disseminar em toda a UE as melhores práticas nestas matérias (mais informações).

HORIZONTE 2020 | SAÚDE, ALTERAÇÕES DEMOGRÁFICAS E BEM-ESTAR

Por outro lado, o Horizonte 2020 tem diversos tópicos e concursos dedicados ao envelhecimento ativo e saudável, dos quais destacamos os seguintes:

Aproveite estas oportunidades de financiamento e conte com o apoio do CREATING HEALTH na preparação de candidaturas a estes concursos!

Consulte estas e outras informações no nosso website no menu “IDT+i em Saúde”.

 

Publicado: 14 de março de 2016