Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável | consulta pública até 15.08.2017
Todavia, esta inquestionável conquista reflete um envelhecimento populacional, o qual merece a maior atenção por parte de toda a sociedade. Tratando-se a problemática do envelhecimento de um tema estrutural que afeta todos os cidadãos, é necessário um alinhamento das políticas públicas com esta alteração demográfica.
Nesse sentido, foi criado um Grupo de Trabalho interministerial e intersectorial que acaba de propor uma Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, baseada no trabalho desenvolvido pela Direção-Geral de Saúde no âmbito dos programas de prevenção da doença, de promoção da saúde e do Plano Nacional de Saúde (PNS). Esta proposta contou ainda com a colaboração da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Instituto de Segurança Social, I.P., Direção-Geral da Segurança Social, I.P., Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Direção-Geral das Autarquias Locais, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Associação Nacional de Município Portugueses e Associação Nacional de Freguesias, bem como de parceiros chave expressamente convidados para o efeito.
Um dos objetivos específicos desta Estratégia consiste em fomentar a investigação científica na área do envelhecimento ativo e saudável, potenciando o levantamento de necessidades, o desenvolvimento, monitorização e avaliação de intervenções e a disseminação de boas práticas e da inovação.
Para conferir uma maior transparência ao processo de discussão e aprovação da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável e uma vez que esta terá um reflexo direto na vida dos cidadãos portugueses, o Ministério da Saúde submeteu o documento a consulta pública.
Assim, todos os interessados poderão apresentar contributos para a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, até ao dia 15 de agosto de 2017, para o e-mail: consultapublica@ms.gov.pt.
Publicado em 12.08.2017