Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research (JPND) | PRE-CALL ANNOUNCEMENT

 

EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research (JPND) lançará, em breve, um novo convite multinacional à apresentação de propostas para “Novos métodos e tecnologias de imagiologia e estimulação cerebral relacionados com as doenças neurodegenerativas”.

O convite transnacional conjunto continuará a promover a investigação destinada ao desenvolvimento de novas tecnologias e à utilização avançada de tecnologias de ponta existentes de imagiologia cerebral e de estimulação cerebral relacionadas com doenças neurodegenerativas. As abordagens devem ser translacionais e centradas no doente.

O próximo convite incidirá nas seguintes áreas de investigação:

As tecnologias de imagiologia, como a imagiologia por ressonância magnética, a tomografia por emissão de posições ou a microscopia de super-resolução e as técnicas de imagiologia molecular permitiram uma melhoria radical na compreensão do aparecimento, desenvolvimento e progressão das doenças neurodegenerativas. O objectivo é acelerar estes progressos e financiar projectos de investigação centrados no desenvolvimento de novas tecnologias de imagem ou em melhorias na aplicação das tecnologias de imagem de ponta existentes.

As técnicas de estimulação cerebral, como a estimulação cerebral profunda, provaram afectar directamente a qualidade de vida dos doentes. Outras técnicas, como a estimulação magnética transcraniana, a estimulação transcraniana por corrente contínua ou o ultra-som focalizado podem ter potencial para oferecer novos tratamentos não invasivos. O objetivo é financiar a investigação que conduzirá a novas ou melhores aplicações de técnicas de estimulação cerebral invasivas e não invasivas para o diagnóstico e o tratamento de doenças neurodegenerativas.

O lançamento está previsto para o início de Janeiro de 2020, com um prazo provável para a apresentação de pré-propostas em Março de 2020.

Nota: neste momento ainda se aguarda a decisão de algumas organizações de financiamento sobre a sua intenção em apoiar a presente iniciativa. Não se encontra prevista, na referida lista, o envolvimento de alguma organização de financiamento portuguesa.