Na sequência do sucesso das Joint Transnational Calls para projetos de investigação sobre doenças raras, implementado desde 2006 pelas ERA-NET for Research Programmes on Rare Diseases (1,2 e 3), é agora anunciado o 1.º concurso do Programa Conjunto Europeu sobre Doenças Raras/ European Joint Programme on Rare Diseases (EJP RD) para 2019, lançado com a Comissão Europeia (CE) no âmbito do mecanismo EJP-COFUND.
O objetivo deste concurso é permitir que entidades de diferentes países, em colaboração, desenvolvam um projeto conjunto de investigação interdisciplinar baseado na complementaridade e partilha de conhecimentos, com um claro benefício para os pacientes.
De acordo com as regras nacionais/regionais das agências de financiamento envolvidas (que devem ser consultadas), a candidatura conjunta a este concurso pode envolver entidades da academia (centros de investigação, instituições de ensino superior), da área clínica/saúde pública (hospitais, organizações de saúde e da prestação de cuidados de saúde), empresas (de qualquer dimensão, a participação de PME é incentivada), e associações de defesa dos doentes.
Este concurso irá focalizar-se no seguinte tópico:
Research projects to accelerate diagnosis and/or explore disease progression and mechanisms of rare diseases.
1.Research to accelerate diagnosis, e.g.:
a) New schemes for finding diagnosis for undiagnosed patients;
b) Improved annotation and interpretation of variants and development of diagnostic tests for the more prevalent variants;
c) Novel modalities of functional analysis of candidate variants through in vitro, cell, tissue or animal studies.
d) -omic or multi-omic integrated approaches for discovery of disease causes and mechanisms including development of relevant bioinformatic tools;
2.Research to explore disease progression and mechanisms, e.g.:
a) Natural history studies and patient registries (also for clinical trial readiness). Whenever possible these should include development and use of patient reported outcome measures. In addition, the exploration of the use of standardized M-Health-based surveillance instruments and of patient entered data to gather information for natural history studies is welcome;
b) Identification of clinical biomarkers, clinical outcome measures and surrogate endpoints;
c) Identification of novel pathophysiological pathways in appropriate disease models that effectively mimic the human condition.
A participação envolve duas etapas de candidatura: pré-propostas e propostas completas.
A convocação para a participação está prevista abrir a 14 de dezembro de 2018. O prazo indicativo para a apresentação das pré-propostas está previsto para 14 de fevereiro de 2019. Um comitê internacional independente de avaliação científica realizará uma avaliação preliminar. Com base nessa avaliação, os consórcios selecionados serão convidados a apresentar uma proposta completa até o início de maio de 2019 (prazo indicativo para as propostas completas: 11 de junho de 2019).
Mais informações sobre o concurso em http://www.erare.eu/joint-call/1st-joint-call-european-joint-programme-rare-diseases-jtc-2019
Saiba que pode contar com o apoio do CREATINGHEALTH para a preparação da sua participação! Entre em contacto com a nossa equipa para mais informações sobre como se candidatar!
Actualizado: 30 de novembro de 2018