Fraunhofer AICOS | The Challenge – 2019
O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias promovido pelo Fraunhofer AICOS com o objetivo de premiar a investigação com utilidade prática, através da atribuição de um prémio científico a estudantes de mestrado e doutoramento e a investigadores de universidades portuguesas.
O desafio consiste em premiar as melhores ideias baseadas em teses que demonstrem claramente uma preocupação com a aplicabilidade direta dos resultados da investigação na indústria e nos mercados.
O Fraunhofer Portugal Challenge está aberto a todos os candidatos individuais que sejam estudantes de mestrado ou doutoramento e investigadores em universidades portuguesas, e que desenvolvem a sua actividade de investigação idealmente nas áreas de IA, sistemas ciberfísicos, IHC e outras ciências afins.
As ideias devem ser baseadas em teses concluídas e classificadas no ano letivo de 2017/2018, que não foram apresentadas em edições anteriores do Desafio, ou que foram concluídas e serão defendidas e classificadas no ano letivo de 2018/2019, e desde que não tenham sido apresentados em edições anteriores do Challenge, nem qualquer outra competição patrocinada pela Fraunhofer Portugal.
As ideias submetidas devem refletir e comentar seu potencial impacto nas áreas científicas atualmente em desenvolvimento pela Fraunhofer AICOS, a saber:
> Design centrado no ser humano – pesquisa e entendimento de utilizadores de tecnologia, co-design de tecnologia e avaliação de tecnologia;
> Sistemas Inteligentes – visão periférica e computacional, fusão de sensores e inteligência embutida, sistemas cognitivos e aprendizagem profunda, modelagem preditiva e recomendação;
> Coisas Conectadas – eletrónica embarcada, comunicação e redes, computação de borda e nuvem, garantia de qualidade e pré-conformidade.
A 10ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge concederá um total de 9.000 € (nove mil euros) em prémios científicos.
Os prémios científicos são divididos em duas categorias: teses de mestrado e doutorado. Cada categoria tem três colocações (primeiro, segundo e terceiro prémio).
Além disso, os vencedores do prémio também podem receber a oportunidade de se juntar à equipe de pesquisa do Fraunhofer AICOS, dependendo de seu desempenho geral no Desafio.