Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

 

Human Cell Atlas

Human Cell Atlas

 

O Consórcio do Human Cell Atlas (HCA) é um esforço colaborativo internacional que visa definir todos os tipos de células humanas respeitante aos seus padrões distintos de expressão génica, estados fisiológicos, trajetórias de desenvolvimento e localização.

Este consórcio baseia-se no trabalho de consórcios anteriores para mapear o genoma humano e complementa-se com esforços recentes para caracterizar e interpretar a geómica funcional (ENCODE), epigenética (IHEC, BLUPRINT), transcriptómica (GTEx) e proteómica (Atlas de Proteína Humana).

O HCA pretende ser uma base para a pesquisa e medicina biológica,  ou seja, um mapa de referência abrangente dos tipos e propriedades de todas as células humanas e uma base para a compreensão e monitoramento da saúde, diagnóstico e tratamento da doença. O projeto ajudará a impulsionar descobertas e aplicações translacionais estabelecendo a base para uma nova era de precisão e medicina regenerativa.

Em termos de impacto pretende-se encontrar respostas ao nível do sistema imunológico; do cérebro e sistema nervoso, do tecido epitélico, do  cancro e do  desenvolvimento humano, em sínteso o HCA ajudará a responder a questões fundamentais em todos os aspectos da biologia, além de servir como um guia para desvendar os segredos da doença humana. A promessa translacional do atlas varia da biologia básica do organismo humano ao mecanismo da doença, diagnóstico, prognóstico, e monitoramento do tratamento, para imunoterapia, desenvolvimento de drogas e substituição de células e órgãos.

Qualquer indivíduo pode tornar-se um Membro da HCA. Os membros do HCA são convidados para participar de reuniões e discussões em toda a comunidade do HCA entre outras iniciativas.

Qualquer projeto científico relacionado à caracterização biológica sistemática na resolução de uma única célula pode tornar-se um Projeto de HCA, registando-se no Registo de Projetos do HCA.

Por fim, o HCA também está comprometido na interação com outros consórcios, aprendendo com os anteriores e interagindo com os recentes para obter conhecimento sobre as melhores formas de alcançar o sucesso e encontrar novas oportunidades de colaboração.

A próxima Assembleia Geral decorrerá entre os dias 23 e 24 de maio em Tóquio, podendo contactar a organização por aqui: meetings@humancellatlas.org.