Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

 

Marie Sklodowska-Curie Action (MSCA)

As “Marie Sklodowska-Curie Action (MSCA)“, também designadas como Ações Marie Curie, são instrumentos de financiamento europeu destinados a investigadores em qualquer fase da sua carreira e pretendem ajudar a reforçar a posição europeia ao nível da inovação.

Por essa razão, todas as áreas do saber são elegíveis a estes mecanismos, que proporcionam aos investigadores não só o financiamento para realizarem os seus projetos, como também a oportunidade de ganharem experiência noutros países, eventualmente junto do setor privado, e de poderem enriquecer o seu curriculum com novas competências e uma sólida formação.

As vantagens para as empresas são também evidentes, na medida em que poderão partilhar custos com a Comissão Europeia para a contratação de técnicos altamente especializados, aceder a ações de formação de acordo com as suas necessidades e ganhar visibilidade internacional.

Encontram-se ao dispor dos investigadores e das empresas diferentes tipos de ações no âmbito das MSCA, nomeadamente:

Innovative Training Networks (ITN): bolsa vocacionada para investigadores no terceiro ciclo de estudos ou em fases posteriores, que pretende potenciar a sua formação dentro da Academia, mas também em centros de investigação e em empresas, possibilitando o desenvolvimento do seu empreendedorismo, criatividade e inovação. Esta bolsa tem um financiamento próprio para empresas.

Research and Innovation Staff Exchange (RISE): bolsa para intercâmbio de curta duração entre instituições de diferentes países, combinando a excelência científica com o contacto direto intersectorial e multicultural. Deste modo, permite-se uma grande interação entre a Academia e instituições não académicas a nível europeu e mundial.

Individual Fellowship: bolsa destinada a investigadores experientes que pretendam alargar as suas perspetivas de carreira noutro país da UE ou país associado.

Co-Funding of regional, national and internacional programmes (COFUND): programa de mobilidade de investigadores, com uma duração entre 3 e 5 anos, destinado a entidades que financiam ou gerem programas ou bolsas de doutoramento.

Os investigadores, as suas instituições e as empresas devem estar atentos aos concursos para as MSCA, já que poderão obter muitas vantagens com as candidaturas bem sucedidas a estes mecanismos de financiamento europeu.

Publicado em 19 de maio de 2016