Novo instrumento de financiamento europeu para PME | SME Innovation Associate
É comummente aceite que uma das principais mais-valias das empresas são os seus recursos humanos e que a inovação é fundamental para a sua resposta diferenciadora no mercado. Contudo, o conhecimento académico não tem sido devidamente aproveitado e incorporado no modus operandi e nos quadros das empresas.
Consciente deste problema e do impacto positivo do envolvimento da investigação académica no sucesso empresarial – em particular nas áreas tecnológicas ou com uma forte incorporação técnica –, a Comissão Europeia lançou o SME Innovation Associate, um instrumento piloto de financiamento para a contratação de doutorados por PME.
Desta forma, a Comissão Europeia pretende financiar integralmente, durante um ano, o salário de doutorados com valências pertinentes para a implementação de projetos inovadores em 90 empresas, assim como os seus custos de realojamento, viagens e cursos de formação específicos para os recrutados e para os seus supervisores nas empresas.
As empresas e os doutorados interessados em concorrer ao SME Innovation Associate deverão enviar os seus perfis, para que os projetos mais inovadores e os candidatos adequados às necessidades das empresas sejam devidamente identificados. Nesse sentido, as candidaturas a este instrumento deverão decorrer até 30 de junho, com vista a que o recrutamento efetivo dos 90 doutorados tenha lugar em setembro de 2017.
Publicado em: 09/05/2016