Prémio HINTT – Maturidade Digital

A Glintt – Global Intelligent Technologies, S.A., instituiu o “Prémio HINTT – Maturidade Digital”, destinado a reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista à melhoria da prestação de cuidados de saúde ao nível da segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global.

Foram elegidas 4 categorias para a apresentação de candidaturas, que de acordo com o Regulamento se caracterizam da seguinte maneira:

a. Patient Safety: Implementação das TIC para apoio às melhores práticas de melhoria da segurança do doente. Inclui a aproximação dos instrumentos de gestão e os processos de governação clínica com vista à promoção da segurança do doente, através da transformação digital e partilha de informação clínica. As candidaturas submetidas podem focar-se num único nível de prestação de cuidados ou na coordenação e integração dos cuidados entre diferentes prestadores de saúde.

b. Value Proposition: Adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde baseadas nos sistemas de informação que apoiam a tomada de decisão e colocam o doente no centro do sistema. As candidaturas submetidas devem focar-se nas principais
vantagens e resultados baseados na eficiência.

c. Clinical Outcomes: Medidas de promoção e avaliação dos resultados em saúde baseados na experiência do doente e do profissional de saúde, que priorizem a escolha do doente e as melhores práticas baseadas em evidência. As candidaturas submetidas podem focarse em procedimentos clínicos alinhados com a melhoria de resultados, que permitam identificar as entidades dedicadas à prestação de cuidados de saúde com real impacto na vida dos doentes, assim como criar oportunidades de benchmarking nos cuidados de nível secundário.

d. Startup Innovation: Desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras com impacto positivo no quotidiano das instituições prestadoras de cuidados de saúde e focadas na resolução de problemas relevantes. As candidaturas integradas na presente categoria
deverão ser apresentadas apenas e só por startups.

São considerados elegíveis quaisquer pessoas singulares, individualmente ou integradas numa equipa, desde que exerçam funções na mesma entidade prestadora de cuidados de saúde nacionais, do setor público e privado, na mesma startup do setor da saúde com sede em Portugal ou na mesma instituição de ensino superior do setor público, privado e social.

Ao projeto vencedor de cada categoria será atribuído o valor de 2.000€.

As candidaturas encerram a 31 de maio de 2019.