
Prémios Santa Casa Neurociências
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa divulgou que se encontra aberta a 7ª edição de candidatura às bolsas de investigação científica e clínica em Neurociências. Os interessados poderão submeter a sua candidatura até ao dia 16 de setembro de 2019.
Estes prémios destinam-se a promover o trabalho de investigação científica ou clínica nas áreas multidisciplinares das biociências, nomeadamente a neurologia, a neuropatologia, a bioquímica, a biologia molecular, a genética molecular, a química, a farmacologia, a imunologia, a fisiologia, e a biologia celular, entre outras.
Estas bolsas dividem-se em dois prémios, o “Prémio Melo e Castro” e o “Prémio Mantero Belard” cada um no valor de € 200.000,00.
O primeiro referido pretende distinguir o projeto que potencie a recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares com o objetivo de se encontrarem soluções para a reabilitação dos indivíduos afetados, reduzindo, de forma significativa, as limitações motoras e fisiológicas associadas.
Por outro lado, o Prémio Mantero Belard procura promover a investigação científica ou clínica, no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer.
Cada um destes prémios tem o seu próprio Regulamento, pelo que é aconselhável não deixar de os consultar.