PROGRAMA CIDADÃOS ATIVOS / ACTIVE CITIZENS FUND
A Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, foi selecionada para gerir em Portugal o Active Citizens Fund, componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais (ONG).
Na sequência dessa candidatura, foi criado o Programa Cidadãos Ativos, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, a ser implementado ao longo do período 2018-2024, com o objetivo de fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa, e empoderar os grupos vulneráveis.
As candidaturas para os concursos, que se desenvolvem em quatro grandes áreas, podem ser submetidas até início de dezembro aos seguintes eixos:
Eixo 1 – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica – Aberto até 11 de dezembro de 2020
Eixo 2 – Apoiar e defender os Direitos Humanos – Aberto até 9 de dezembro de 2020
Eixo 3 – Empoderar os grupos vulneráveis – Aberto até 4 de dezembro de 2020
Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil – Aberto até 10 de dezembro de 2020
Uma sessão de esclarecimentos está marcada para 18 de setembro (presencialmente, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e também transmitida através das plataformas digitais). Esta sessão será complementada com workshops presenciais nas seguintes cidades e datas:
Braga: 22 setembro | Vila Real: 23 setembro | Évora: 28 setembro | Faro: 29 setembro | Covilhã: 1 outubro | Coimbra: 2 outubro
Para mais informações consulte os links disponibilizados acima.