Programa de trabalho do H2020 para 2016-2017
A Comissão Europeia confirmou esta semana as calls e outras ações enquadradas no programa de financiamento Horizonte 2020 (H2020) para o biénio 2016-2017.
No novo programa de trabalho 2016-2017, foram feitas pequenas alterações textuais com vista a melhor elucidar os propósitos da Comissão Europeia nalgumas calls, mas também foram introduzidas algumas alterações relevantes, nomeadamente a extensão do atual projeto piloto de Open Research Data a todas as temáticas do H2020. Assim, com o alargamento deste projeto piloto – que visa uma melhoria da transparência, fomentando a colaboração e a inovação e evitando a duplicação de esforços – pretende-se potenciar a concorrência à escala europeia. No entanto, a Comissão Europeia ressalva eventuais exceções à regra do Open Research Data, quando em causa estiverem razões ponderosas.
Outra das novidades deste novo programa de trabalho é a utilização de Data Management Plans (DMPs), que discriminarão os dados resultantes do projeto, a sua acessibilidade e reutilização, bem como a sua gestão e conservação. Todavia não serão exigidos DMPs completos na fase de candidaturas.
Relembramos que o programa de trabalho está alinhado com as principais prioridades da Comissão Europeia, designadamente com vista a:
- Um novo estímulo à criação de emprego, ao crescimento e ao investimento
- Um ator global mais forte para uma nova política de migração e uma área de justiça e Direitos Fundamentais baseada na confiança mútua
- Uma União Energética resistente a orientada para uma Política relativa às alterações climáticas
- Um mercado interno mais profundo e justo com uma base industrial reforçada
- Um mercado único digital conectado
- Funcionalidades transversais e outras
Na sua totalidade, a Comissão Europeia irá investir 16.000M€ em financiamento para a investigação e inovação em 2016 e 2017, sendo a Saúde uma das áreas visadas.
Publicado em 27.07.2016