Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

 

Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos | 14-20.11.2016

Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos | 14-20.11.2016

 

infographic-causes_antimicrobiane-resistanceA Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos  pretende alertar para as implicações da resistência mundial aos antibióticos e promover boas práticas dos cidadãos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e legisladores.

Com vista a fazer face ao crescente problema da resistência aos antibióticos e a outros antimicrobianos, foi aprovado um plano de ação na 68.ª Assembleia Mundial de Saúde de maio de 2015, apresentando como um dos principais objetivos o aumento da consciencialização para este problema através de atividades eficazes de comunicação, educativas e formativas.

Nesse sentido, a campanha “Antibióticos: utilizá-los com cuidado”  da Organização Mundial de Saúde reflete a mensagem de que os antibióticos são um recurso precioso que tem de ser preservado, devendo apenas ser utilizados quando prescritos por profissionais de saúde habilitados.

O aparecimento dos antibióticos marcou uma nova era na medicina, mas receia-se que estejamos a retroceder no combate ao tratamento de infeções devido à utilização indevida destes fármacos. Cada vez mais se constata que há infeções resistentes a antibióticos, não só dada a adaptação natural das bactérias e a perda de capacidade de alguns fármacos, mas também devido à utilização excessiva e desadequada de antibióticos.

É precisamente para sensibilizar todos os interessados para as boas práticas na utilização destes fármacos que se assinala a Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos, entre 14 e 20 de novembro.

Publicado em 14.11.2016