Newsletter #13

Caro(a) Leitor(a),

Devido à capacidade de adaptação dos microrganismos, ao aparecimento de novas ou infeções emergentes, ao surgimento e propagação de resistência aos tratamentos e à taxa de mortalidade associada, a integração e reforço de esforços são vitais no combate às doenças infecciosas.


A prevenção, diagnóstico e tratamento de infeções causadas por microrganismos - sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos - são preocupações que afligem a nossa sociedade, e exigem uma ação concertada e global de Saúde Pública.


Ao longo das últimas décadas, os vários Estados-Membros, individualmente ou sob um esforço conjunto, têm combatido as doenças comunicáveis através da prevenção e tratamento.


No combate terapêutico às doenças infeciosas, muita tinta tem corrido sobre a resistência a antibióticos, a qual se apresenta como um dos maiores desafios das doenças infecciosas. Precisamente a este nível, urge uma melhor coordenação e cooperação entre os países, conforme evidenciado pelo Comissário Carlos Moedas na adoção recente do "One Health Action Plan" para o combate à resistência a antibióticos.


Face a este contexto, são múltiplas as oportunidades de financiamento europeias e internacionais para I&DT em doenças infecciosas e saúde global, algumas das quais destacamos nesta 13.a edição, em especial no âmbito do Horizonte 2020, IMI-2, EDCTP-2 e UNITAID.


Tomamos ainda a liberdade de relembrar diversos eventos relativos à I&DT no domínio da saúde.

Atentamente,

Joana Camilo | Diretora Executiva do CREATING HEALTH

Sumário

1. Perspetivas de financiamento 2018-2020 para I&DT em doenças infeciosas no Horizonte 2020

2. Oportunidades sob a Iniciativa Medicamentos Inovadores (IMI-2)

3. Pré-convites para apresentação de propostas 2017 | EDCTP-2

4. InnovFin Infectious Diseases

5. HORIZON BIRTH DAY PRIZE | Candidaturas até 06.09.2017

6. Fundos UNITAID

7. Save the dates: Eventos a não perder!


1. Perspetivas de financiamento 2018-2020 para I&DT em doenças infeciosas no Horizonte 2020


Com o aumento da imigração, as alterações climáticas e as novas ameaças decorrentes das doenças infeciosas emergentes, a sociedade é confrontada com grandes desafios que têm de ser respondidos de forma colaborativa e integrada.

Sob este contexto, a Comissão Europeia prepara-se para lançar em novembro deste ano o Programa de Trabalho dos concursos 2018-2020 do Desafio Societal “Saúde, Alterações Demográficas e Bem-estar” (SC1), do Horizonte 2020, centrando uma considerável fatia do orçamento previsto em torno de medidas para melhor detetar e prever o surgimento de potenciais epidemias e melhorar o nível de preparação e vigilância europeu e global.

ver +

Creating Health

2. Oportunidades sob a Iniciativa Medicamentos Inovadores (IMI-2)


A Iniciativa Medicamentos Inovadores (IMI2) prepara-se para lançar 2 novos concursos (Call 11 e 12), um dos quais contempla um tópico dedicado à análise do encargo da doença infecciosa e do uso de vacinas para melhorar os anos de vida saudável das populações em envelhecimento.

ver +

Creating Health

3. Pré-Convites para apresentação de propostas 2017 | EDCTP-2


A Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a realização de Ensaios Clínicos, atualmente na segunda fase de implementação (EDCTP-2) anunciou o lançamento de 11 convites para a apresentação de propostas que decorrerão em 2017 e no início de 2018, nas mais variadas áreas, com vista a colmatar as lacunas na investigação e combate às doenças infeciosas relacionadas com a pobreza.

ver +

Creating Health

4. InnovFin Infectious Diseases


O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Comissão Europeia – através do Programa Horizonte 2020 – possuem uma iniciativa conjunta que disponibiliza um leque integrado e complementar de ferramentas de financiamento e serviços de aconselhamento para um apoio mais abrangente da investigação e inovação (I&I) a nível europeu: o InnovFin - EU Finance for Innovators.

Neste âmbito, o instrumento InnovFin Infectious Diseases disponibiliza apoio financeiro a entidades que desenvolvem vacinas, medicamentos, dispositivos médicos e de diagnóstico inovadores ou novas infraestruturas de investigação para doenças infeciosas.

ver +

5. HORIZON BIRTH DAY PRIZE | Candidaturas até 06.09.2017


O «Horizon Prize on reducing maternal and new-born morbidity and mortality - the Birth Day Prize» distinguirá uma solução clínica, tecnológica, de gestão ou combinada que melhore a saúde materno-infantil.

ver +

Creating Health
Creating Health

6. Fundos UNITAID


A UNITAID é uma organização internacional que investe em novas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do VIH-Sida, tuberculose e malária, as quais sejam mais rápidas, económicas e eficientes. Por essa razão, a UNITAID é apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e recebe donativos de França, Reino Unido, Noruega, da Bill & Melinda Gates Foundation, entre outros.

ver +

Creating Health

7. Eventos a não perder!


Encontro Ciência 2017 | Lisboa | 03-05.07.2017

Conferência "Desafios à Investigação em Saúde no Horizonte 2020" | Nova Medical School | 17.07.2017

EDCTP Stakeholder meeting & SAC meeting | local a confirmar | 13-15.09.2017

Conferência Risco Familiar de Cancro da LPCC | Lisboa | 22.09.2017

• Evento GPPQ "Oportunidades 2018-2020 - Desafio Societal Saúde, Alterações demográficas e Bem-estar" | Lisboa | 25.09.2017 (mais informação brevemente disponível)

Forum AAL 2017 | Coimbra | 2-4.10.2017

IMI Stakeholder Forum 2017 | Bruxelas | 18-19.10.2017

ICT Proposers' Day 2017 | Budapeste | 9-10.11.2017


© CREATING HEALTH