Dia Internacional da Síndrome de Asperger | APSA | 18.02.2017
A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) apresentou uma campanha de sensibilização com o mote “Há mais numa pessoa com Síndrome de Asperger do que vemos!“, com vista à melhor integração social das pessoas com esta perturbação do espectro do autismo. Esta campanha foi lançada no mês em que se assinala o dia mundial da síndrome de Asperger, a 18 de fevereiro.
A APSA é membro do Conselho Social do CREATING HEALTH e foi criada em 2003 por um grupo de pais de pessoas com síndrome de Asperger e tem como missão promover o apoio e a integração social de pessoas com esta síndrome, privilegiando a sua autonomia e dignidade. Deste modo, a APSA tem um papel meritório, já que em Portugal se estima que haja mais de 400.000 pessoas – na sua maioria rapazes – com Síndrome de Asperger, a qual se manifesta nomeadamente num défice de comportamento social, na circunscrição a determinados interesses, na adoção de comportamentos rotineiros, em peculiaridades no discurso e linguagem, em perturbações na comunicação não-verbal.
Pese embora não haja uma cura para a Síndrome de Asperger, o diagnóstico precoce pode ajudar no processo de integração das pessoas com esta perturbação do espectro do autismo, as quais tendem a isolar-se, dificultando assim a sua integração na sociedade.
Também com a finalidade de promover a sensibilização para esta síndrome, a APSA abre as portas da Casa Grande entre 13 e 18 de fevereiro, para que todos possam conhecer o trabalho e as instalações desta associação, designadamente o seu “Programa de Empregabilidade” que pretende ajudar a integração de jovens com mais de 18 anos em ambiente profissional real.
Por todas estas razões, venha conhecer melhor a Síndrome de Asperger e a APSA!
Publicado em 17.02.2017

