Casos de Sucesso | LYSOCIL e AVATAR

Foi com uma enorme satisfação que a equipa do CREATING HEALTH recebeu a notícia de que dois projetos aos quais prestou o seu apoio em 2017 foram aprovados para financiamento internacional e nacional.

O projeto transnacional LYSOCIL (Excel in Rare Diseases’ Research: Focus on LYSOsomal Disorders and CILiopathies), coordenado pelos Investigadores Duarte Barral e Susana Lopes do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC), da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), foi selecionado para financiamento em cerca de 1M € no Concurso Europeu Twinning 2017 do Horizonte 2020.

O LYSOCIL é desenvolvido em parceria com as prestigiadas instituições europeias Münster University (WWU) e Telethon Institute of Genetics and Medicine (TIGEM), e tem como  missão “capacitar instituições de investigação através de colaborações com instituições de outros países europeus. Em particular, o projeto LYSOCIL tem como objetivo principal promover e reforçar a área de investigação em Doenças Raras do CEDOC-NMS|FCM, aproveitando por um lado (i) o conhecimento e experiência da WWU e do TIGEM nesta área e por outro (ii) as melhores práticas de investigação e formação, bem como (iii) as redes de colaboração já estabelecidas daquelas instituições. Dentro das Doenças Raras, este projeto vai focar-se mais concretamente em doenças lisossomais e ciliopatias, que afetam o ser humano desde o desenvolvimento embrionário e o funcionamento de vários órgãos, nomeadamente do sistema nervoso.” (Mais informações: nota para a Comunicação Social).

Este projeto com uma duração de 3 anos teve a sua reunião de arranque nos dias 3 e 4 dezembro de 2018, em Lisboa, estando já em plena atividade.

—————-

O projeto AVATAR (Corpus Linguístico e AVATAR da Língua Gestual Portuguesa) é coordenado pela Investigadora Ana Mineiro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), e conta com a parceria do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID).

Este projeto foi submetido ao concurso “Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Portugal 2020 (Aviso N.º 02/SAICT/2017), e pretende desenvolver uma ferramenta de acessibilidade linguística e gramatical para indivíduos surdos e um avatar para língua gestual portuguesa (LGP). Espera-se que os recursos desenvolvidos pelo projeto contribuam para a investigação e ensino da LGP e para o desenvolvimento de ferramentas linguísticas e computacionais e de tecnologias de comunicação (nomeadamente de acessibilidade) que possam melhorar a interação gestuante-máquina, contribuindo para a inclusão da comunidade surda na sociedade portuguesa. Mais informações sobre o desenvolvimento deste Corpus podem ser consultadas aqui.

O CREATING HEALTH deseja os maiores sucessos ao LYSOCIL e AVATAR, projetos que continuará a acompanhar, e aproveita para agradecer toda a confiança depositada e esforços conjuntos, pois é através da colaboração que conseguimos CRIAR MAIS VALOR EM SAÚDE!