Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

subscrever

Subscrever
Newsletter

Para subscrever a newsletter preencha os campos

Subscribe!

Actually we won’t spam you and keep your personal data secure

 

Dia Internacional da Mulher | Mulheres no centro da Ciência e da Inovação

Dia Internacional da Mulher | Mulheres no centro da Ciência e da Inovação

 

Em Português, a palavra “cientista” é uma das exceções à regra gramatical que estabelece que as palavras terminadas em “a” são femininas, sendo empregue para representar tanto homens como mulheres que dedicam a sua vida ao estudo e desenvolvimento científico. Pese embora “Ciência” seja uma palavra feminina, aspira a não ter género. Hoje em dia, o nosso país orgulha-se de ter uma percentagem muito paritária de investigadores de ambos os sexos que contribuem diariamente para o progresso científico.

No entanto, esta realidade demográfica é relativamente recente na comunidade científica nacional e ainda não é observada em todo o mundo, razão pela qual não deve ser esquecido o papel das investigadoras e das cientistas no Dia Internacional da Mulher.

São inúmeros os exemplos de excelência científica nas mais variadas áreas do Conhecimento, assim como as homenagens à Ciência no feminino. A título de exemplo, veja-se o livro “Mulheres na Ciência” que retrata a faceta feminina neste domínio em Portugal – embora não abranja todo o universo de investigadoras nacionais e áreas de investigação avançadas –, na medida em que reúne 103 histórias de sucesso que têm contribuído para a evolução da Ciência no nosso país e além-fronteiras, bem como inspirado outras investigadoras e investigadores.

Também a título de exemplo, relembramos que 3 mulheres e investigadoras portuguesas foram recentemente distinguidas na 13.ª edição (2016) das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, pelos seus projetos de investigação nas áreas da infertilidade, malária e regeneração óssea. A 14.ª edição deste prémio, que será lançada na primavera de 2017, voltará a distinguir e apoiar trabalhos nas áreas da saúde e ambiente.

Multiplicam-se também as iniciativas que hoje, ou nesta semana, celebram o Dia Internacional da Mulher, nacional e internacionalmente. A nível Europeu, decorre hoje em Bruxelas a cerimónia de apresentação das vencedoras dos prémios EU Prize for Women Innovators e Rising Innovator 2017, promovida pela DG Research and Innovation da Comissão Europeia e pelo Comité dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género do Parlamento Europeu. A edição de 2016 agraciou com o primeiro lugar a co-fundadora da Veniam em Portugal, Susana Sargento. Quem sabe se, numa próxima edição, não teremos também uma premiada na área da Saúde?

Por fim, não podemos deixar de relembrar também todas as Mulheres que direta ou indiretamente, através dos meios ao seu alcance apoiam, divulgam e/ou promovem o avanço da investigação e da inovação em saúde em Portugal e além-fronteiras!

A TODAS, o nosso devido reconhecimento e agradecimento!

Publicado em 08.03.2017