A Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI) é uma parceria público-privada, criada em 2007, entre a Comissão Europeia e a Indústria Farmacêutica (representada pela EFPIA, a Federação Europeia da Indústria Farmacêutica), permitindo a colaboração entre vários organismos para promover o desenvolvimento na área da investigação em saúde e desenvolvimento científico, com o objetivo de acelerar o acesso dos pacientes a medicamentos personalizados e o bem-estar de todos, particularmente em áreas onde há uma necessidade médica ou social não atendida.
Esta colaboração destina-se a promover a pesquisa em saúde entre universidades, centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas, pequenas e médias empresas, organizações de pacientes e reguladores de medicamentos.
Durante a segunda fase desta iniciativa, IMI-2, estabelecida entre 2014-2020, pretende-se promover o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e tratamentos da próxima geração, como novos antibióticos.
Em particular, os projetos visam:
- melhorar o atual processo de desenvolvimento de medicamentos, para avaliar a eficácia, a segurança e a qualidade dos produtos de saúde regulamentados;
- desenvolver biomarcadores de diagnóstico e tratamento para doenças;
- reduzir o tempo para chegar à prova clínica de conceito no desenvolvimento da medicina;
- aumentar a taxa de sucesso em ensaios clínicos de medicamentos prioritários identificados pela Organização Mundial da Saúde;
- desenvolver novas terapias para doenças para as quais existe uma grande necessidade como a doença de Alzheimer e incentivos de mercado limitados, como resistência antimicrobiana;
- reduzir a taxa de insucesso das vacinas nos ensaios clínicos de fase III através de novos biomarcadores para verificações iniciais de eficácia e segurança.
As calls divulgadas encontram-se publicadas nos separadores seguintes do nosso site, onde pode encontrar informações mais detalhadas sobre cada uma das várias oportunidades em aberto.
Não deixe de contar com o CREATING HEALTH para prestar informações e apoio na sua candidatura!