Quarta convocatória | Programa Interreg-Sudoe
Encontra-se aberta até 25 de outubro de 2019 a “Quarta convocatória do Programa Interreg-Sudoe” para o período 2014-2020.
O Programa Interreg Sudoe é um Programa de cooperação transnacional entre os cinco Estados – Espanha, França, Portugal, Reino Unido e Principado de Andorra com o objetivo de apoiar o desenvolvimento regional no sudoeste europeu, contribuindo para a estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
São elegivéis:
• Organismos públicos;
• Organismos de direito público;
• Entidades privadas sem fins lucrativos;
• Entidades privadas com fins lucrativos e/ou empresas.
Esta convocatória abrange os seguintes eixos:
Eixo 1: Promover as capacidades de inovação para um crescimento inteligente e sustentável;
Sendo de especial interesse para o setor de Biotecnologia e saúde (incluindo biomédica e farmacêutica) os subtópicos 1.1 e 1.2:
1.1 Coordenação entre as estratégias regionais de especialização inteligente. O projeto deverá implementar ações que promovam a implementação de redes (networking), a avaliação comparativa (benchmarking), assim como o intercâmbio de boas práticas entre os grupos de trabalho e apoio no desenvolvimento de estratégias de especialização inteligente em cada região (nível NUT2) do Espaço SUDOE. Inclui também a elaboração de planos de ação conjuntos para fazer face aos desafios transnacionais comuns às regiões envolvidas
1.2 Desenvolvimento de modelos de transferência de tecnologia, gestão da inovação e de inovação aberta O projeto deverá implementar ações de conceção estratégica e operacional, a criação, consolidação, expansão e/ou internacionalização de estruturas como parcerias de transferência de tecnologia (KTP, sigla em Inglês), Aceleradores de Transferência de Tecnologia (SATT, sigla em francês), aceleradoras ou incubadoras de empresas e Living Labs, entre outros. Também são contemplados nesta tipologia projetos de coordenação, agrupamento e fortalecimento de empresas derivadas (spin offs) e de empresas emergentes (start-ups), bem como a experimentação e o intercâmbio de boas práticas no uso de modelos de colaboração aberta distribuída (crowdsourcing) em processos de inovação
Eixo 5: Proteger o meio ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos
Para observar mais detalhes clique aqui

