Eurostars 2020 cut-offs
Eurostars é um programa conjunto co-financiado pelos orçamentos nacionais de 36 Eurostars e pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.
Tem como objetivo promover projetos internacionais de I&D colaborativa, liderados por PME que realizam I&D em consórcio com outras empresas, universidades e centros de investigação, facilitando o acesso ao financiamento público.
Critérios de elegibilidade:
- O líder do projeto selecionado deve ser uma PME com atividades de I&D de um país integrante do Eurostars.
- A oportunidade dirige-se a todos os projetos em todas as áreas de tecnologia e mercados, devendo ter um objetivo civil.
- O consórcio deve incluir pelo menos dois parceiros independentes entre si e estabelecidos em pelo menos dois países Eurostars diferentes
- A duração máxima do projeto são 36 meses. A introdução no mercado dos resultados de um projeto Eurostars deve ocorrer dentro de 24 meses após a conclusão do projeto.
O Eurostars adopta um procedimento de financiamento descentralizado. Como tal, os participantes não recebem financiamento directamente do EUREKA ou da UE. Todo o financiamento dos participantes em projectos aprovados é gerido pelo respectivo organismo de financiamento, de acordo com as regras e procedimentos nacionais de financiamento.
Para a chamada que termina a 13 de fevereiro de 2020, as entidades nacionais que venham a ser selecionadas poderão ser financiadas ao abrigo do Aviso 16/SI/2019 – Projetos de ID Industrial à Escala Europeia.

