Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos | 14-20.11.2016
A Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos pretende alertar para as implicações da resistência mundial aos antibióticos e promover boas práticas dos cidadãos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e legisladores.
Com vista a fazer face ao crescente problema da resistência aos antibióticos e a outros antimicrobianos, foi aprovado um plano de ação na 68.ª Assembleia Mundial de Saúde de maio de 2015, apresentando como um dos principais objetivos o aumento da consciencialização para este problema através de atividades eficazes de comunicação, educativas e formativas.
Nesse sentido, a campanha “Antibióticos: utilizá-los com cuidado” da Organização Mundial de Saúde reflete a mensagem de que os antibióticos são um recurso precioso que tem de ser preservado, devendo apenas ser utilizados quando prescritos por profissionais de saúde habilitados.
O aparecimento dos antibióticos marcou uma nova era na medicina, mas receia-se que estejamos a retroceder no combate ao tratamento de infeções devido à utilização indevida destes fármacos. Cada vez mais se constata que há infeções resistentes a antibióticos, não só dada a adaptação natural das bactérias e a perda de capacidade de alguns fármacos, mas também devido à utilização excessiva e desadequada de antibióticos.
É precisamente para sensibilizar todos os interessados para as boas práticas na utilização destes fármacos que se assinala a Semana Mundial de Sensibilização para o uso de Antibióticos, entre 14 e 20 de novembro.
Publicado em 14.11.2016

